domingo, 25 de abril de 2010

Alfa Romeo SZ 1/64 Matchbox


































"Il Mostro" apelidado pela imprensa da especialidade.
O Alfa Romeo SZ (Sprint Zagato) ou ES-30 (Experimental Sportscar 3.0 litre) foi um desportivo de alta performance de produção limitada, este (road-concept) foi construido entre 1989 e 1991 em parceria pelo Centro Stile Zagato, Centro Stile Alfa Romeo e o Centro Stile Fiat. Foi revelado como ES-30 em 1989 no Geneva Motor Show como um prototipo Zagato, embora o carro tenha sido esteticamente da sua autoria, o mesmo nao se passou em termos  mecânicos.
Robert Opron do estudio de design da Fiat foi responsável pelos esboços iniciais enquanto Antonio Castellana foi o responsável  pelos detalhes finais do styling e interior. Apenas o logo 'Z' da Zagato foi mantido.
Mecânicamente, o carro foi baseado no Alfa Romeo 75, a produção foi levada a cabo pela Zagato em Terrazzano di Rho perto da fábrica da Alfa em Arese. Os paineis compositos da carroçaria termo-moldados por injecção foram feitos pela companhia italiana Carplast e pela companhia francesa Stratime.
A suspensão foi aproveitada do Alfa 75 grupo A/IMSA e foi modificada pelo Giorgio Pianta, engenheiro e team manager da equipe oficial de Rally do grupo FIAL/LANCIA. O sistema de amortecedores hidráulicos  foi concebido pela Koni.  O SZ foi originalmente equipado com pneus Pirelli P Zero (à frente 205/55 ZR 16, atrás  225/50 ZR 16) e era capaz de suportar mais de  1.1 G  em curva, alguns pilotos chegaram a medir cerca de 1.4 G em curva, o que ainda hoje representa uma excelente performance.

Sem comentários:

Enviar um comentário